Dados e curiosidades do Bairro Ipiranga/SP

Dados do Bairro Ipiranga : Ipiranga é um bairro do município de São Paulo, situado na zona sul. Ele está no Distrito homônimo, tem área de 10,5 km2. A população é de 106.865 (2010) e sua densidade demográfica é de 10.178 Hab/Km2.

Bairro Ipiranga/SP
Bairro Ipiranga/SP

Curiosidades do Bairro Ipiranga : O principal fato histórico ocorrido no bairro do Ipiranga foi a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, por Dom Pedro I. Ocorreu às margens do Ribeirão Ipiranga, fato este citado na primeira estrofe do Hino Nacional brasileiro e que leva o nome da região a toda a nação.

Alguns dos principais pontos em destaques do Ipiranga são: Museu do Ipiranga, ou Museu Paulista da USP, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Ele foi fechado desde 2013, está passando por obras de restauro, ampliação e modernização e a expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Museu de Zoologia da USP, que é um museu de história natural com foco na zoologia, a ciência que estuda os animais e as relações entre eles e o ambiente em que vivem. Seu cervo é composto por inúmeros animais empalhados, fósseis, réplicas de fósseis, entre outros. Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, é um conjunto escultórico em granito e bronze pertencente ao Parque da Indepêndencia, inaugurado em 1989, nas margens do córrego do bairro do Ipiranga e faz parte do patrimônio histórico cultural brasileiro devido ao Grito da Independência do país, ali proclamada por D.Pedro I.

Crédito: Blog Trisul

Você é proprietário de um imóvel em Pinheiros? Venda ou alugue mais rápido pelo Imóvel do Proprietário. Atráves de um único anúncio, ele poderá ser conectado automaticamente a mais de 15 sites e corretores especializados. Além disso você pode contratar alguns serviços para lhe ajudar na divulgação do seu imóvel: análise prévia documental com aplicação do Selo Imóvel Legal no seu anúncio e fotos profissionais que serão destaque nos inúmeros classificados e sites publicados. Gostou? Não perca tempo e anuncie. É Grátis!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *