Dados e curiosidades do Bairro da Mooca/SP

Dados do Bairro da Mooca: é um bairro do município de São Paulo, situado na zona leste. Ele está no Distrito homônimo, tem área de 7,70 km2. A população é de 75.724(2010), e sua densidade demográfica é de 9.834 Hab/Km2, segundo os dados da Prefeitura de São Paulo.

Bairro Mooca

Curiosidades do Bairro da Mooca: A Mooca tem um alto IDH, com 0,909. O IDH é um indicador que  estuda questões como riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade, dentre outras. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador.

O bairro mais querido da região leste. Muito conhecida por suas raízes italianas, a Mooca é um bairro que, até hoje, carrega em suas ruas, comércio e restaurantes uma forte influência da cultura e tradições da Itália, tornando-se um bairro único. É também um dos bairros que mais atraem lançamentos imobiliários. São destinados a um publico de classe média alta e alta.

Viver na Mooca tem suas peculiaridades e costumes, como o sotaque típico mooquês : Expressões como ‘um chops e dois pastel’, ‘orra meu’ e ‘belo’ tornaram-se sinônimos do sotaque paulistano. Além disso, inspiraram sambas clássicos, como “Tiro ao Álvaro” e “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa. O ‘mooquês’ não usa muito o plural, pois é uma mistura de italiano com português.

Algumas das principais vias do bairro são: Avenida Paes de Barros, em homenagem a Rafael Aguiar Paes de Barros, fundador em 1875 do Hipódromo Paulista, onde mais tarde, no ano de 1871, passa-se a ser chamado de Jockey Club de São Paulo contruído em terras de sua propriedade.

A rua Javari, onde se encontra o estádio do Clube Atlético Juventus, conhecido como estádio da rua Javari, com capacidade atual para 4.000 torcedores, mas que no passado suportou até 15.000 pessoas. Rua do Oratório, inicialmente denominada Estrada do Oratório, que tem sua extensão de cerca de 3.700 metros, ligando a Mooca à Vila Prudente e rua Ana Neri (1814-1880) que foi a pioneira da enfermagem no Brasil e prestou serviços voluntários nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai.

A Mooca também tem excelentes opões na área da educação. Tem bons colégios privados em primeiro e segundo graus, além da Universidade São Judas Tadeu, uma grande referência com mais de 37.000 alunos

Teatro Municipal Arthur de Azevedo

Em lazer, destacam-se o Clube Juventus, inaugurado em 1924 e, reinaugurado em 1962, o clube é sede do time do coração da Mooca, o Juventus, e também recebe em seu grande salão de festas, muitos eventos que acontecem no bairro . Outra atração é o Teatro Municipal Arthur de Azevedo, inaugurado em 1952 e reformado em 2015. Sua homenagem é para Arthur de Azevedo, poeta, jornailsta e dramaturgo brasileiro.

Você é proprietário de um imóvel na Mooca? Venda ou alugue mais rápido pelo Imóvel do Proprietário. Atráves de um único anúncio, ele poderá ser conectado automaticamente a mais de 15 sites e corretores especializados. Além disso você pode contratar alguns serviços para lhe ajudar na divulgação do seu imóvel: análise prévia documental com aplicação do Selo Imóvel Legal no seu anúncio e fotos profissionais que serão destaque nos inúmeros classificados e sites publicados. Gostou? Não perca tempo e anuncie. É Grátis!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *