Dados e curiosidades do Bairro Tatuapé/SP

Dados do Bairro Tatuapé : Tatuapé é um bairro do município de São Paulo, situado na zona leste de São Paulo. Tem ampla cobertura dos transportes públicos, principalmente com a presença das estações de metrô: Tatuapé e Carrão (linha vermelha) e Tatuapé CPTM (linhas 11 Coral e 12 Safira). Ele está no Distrito homônimo que tem Área de 8,20 km2. A população é de 91.672 (2010) e sua densidade demográfica é de 11.180 Hab/Km2).

Mapa Tatuapé
Onde está o Tatuapé

Curiosidades do Bairro Tatuapé :

  1. A palavra “Tatuapé” , de origem Tupi significa “caminhos dos tatus”.
  2. O Bairro Tatuapé já teve 31 km² de área, do Rio Tietê a São Mateus. Hoje, possui apenas 8,2km².
  3. Em 1889, a família Marengo manda vir da América do Norte certa quantidade de uvas, entre elas a Niagara. Esta casta de uvas encontrou em terras do Tatuapé seu solo propício, desenvolvendo-se magistralmente. Por aqui ficou conhecida como “Uvas Marengo”
  4. O Rio Tietê já foi bem diferente do que é hoje. Foi uma ótima opção de lazer para famílias que nadavam, pescavam, faziam piqueniques e praticavam esportes. Na década de 50, o prefeito Adhemar de Barros decidiu desembocar as redes de esgoto sanitário no Tietê, que já recebia despejos das indústrias. O Rio Tietê cortava vários bairros, inclusive o Tatuapé, que precisou passar por um processo de canalização.
  5. Após a década de 40, a Avenida Celso Garcia era a principal via de ligação entre o Centro e a Penha, por onde transitavam bondes, ônibus e táxis. A Avenida abrigou muitas indústrias, que aos poucos foram embora e deram lugar ao comércio.
  6. Uma das relíquias do bairro é a Casa do Tatuapé, localizada na Rua Guabijú, 49. Pertencida ao padre Matheus Nunes de Siqueira, a Casa do Tatuapé é uma antiga olaria que fabricou telhas, e a partir do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos, passou também a fabricar tijolos. Hoje, a Casa faz parte de um projeto entre Prefeitura de São Paulo, Departamento do Patrimônio Histórico e Museu Paulista da USP e é aberta ao público desde 1991.
  7. Na região da Avenida Salim Farah Maluf existiam muitos campos de futebol de várzea. Foram mais de 200 clubes de futebol que nasceram no Tatuapé. A partir dos anos 70, com o crescimento da população e da especulação imobiliária, a maioria dos campos de várzea se extinguiram, assim como seus times.
  8. Algumas ruas do bairro que levam nomes de pessoas importantes na sua história: Antonio Camardo, imigrante que iniciou negócios na venda de cavalos e passou a comercializar selas. Francisco Zicardi, casou-se com a filha de Antonio Camardo, Cecília Camardo, e trabalhou 12 anos para a família Marengo. Francisco Marengo, filho de Benedito Marengo, vinicultor de sucesso do Tatuapé. Ele deu continuidade aos negócios do pai. Emília Marengo, esposa de Francisco Marengo. Azevedo Soares, foi professor de matemática e comprou sua primeira chácara no início do século XX entre as atuais ruas Azevedo Soares, Coelho Lisboa e Serra do Japi. Depois, comprou um terreno e doou a uma instituição religiosa, com a condição de que se construísse uma capela em homenagem à Nossa Senhora de Bom Parto, que é hoje uma das igrejas mais tradicionais do Tatuapé. Celso Garcia, é em homenagem ao jornalista, advogado e vereador Afonso Celso Garcia da Luz. Foi responsável por criar bondes especiais para operários e implantar bilhete escolar nos bondes elétricos.
Crédito: blog Moving Imóveis

Você é proprietário de um imóvel no Tatuapé? Venda ou alugue mais rápido pelo Imóvel do Proprietário. Atráves de um único anúncio, ele poderá ser conectado automaticamente a mais de 15 sites e corretores especializados. Além disso você pode contratar alguns serviços para lhe ajudar na divulgação do seu imóvel: análise prévia documental com aplicação do Selo Imóvel Legal no seu anúncio e fotos profissionais que serão destaque nos inúmeros classificados e sites publicados. Gostou? Não perca tempo e anuncie. É Grátis!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *